ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
ATIVIDADES
Atividade da semana 14/12 a 18/12
Atividade que vale como
avaliação do 4º bimestre e recuperação! Para os alunos que ainda não
fizeram, entrar no link, colocar nome e série, responder as questões e clicar
em enviar:
https://forms.gle/uiTWSnd3Rf5cZwx46
ou
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd52QJSg2KFgMzf6uaiQ6jk MCrOF7IZpTlGG3Z8crfz5bNq3A/viewform?usp=sf_link Prazo de entrega: 17/12/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou
classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
Lembrando:
Gabarito da “Avaliação Diagnóstica de Retorno” – Enviar para o Benilton ou
levar a prova feita na escola até 18/12. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
ATIVIDADES
Atividade da semana 07/12 a 11/12
Avaliação
final, valendo também como recuperação. Entrar no
link, responder as questões e clicar em enviar:
https://forms.gle/uiTWSnd3Rf5cZwx46
ou
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd52QJSg2KFgMzf6uaiQ6jkM CrOF7IZpTlGG3Z8crfz5bNq3A/viewform?usp=sf_link Prazo de entrega: 12/12/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou
classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
Textos
escritos e fotos no caderno mandar para o e-mail: prof.celso007@gmail.com |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ATIVIDADES
Atividade da semana 30/11 a 04/12
Entrar no link, responder as questões e
clicar em enviar: https://forms.gle/SJk5SfLGvuZrCgbt8 ou https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd52QJSg2KFgMzf6uaiQ6jkMCrOF 7IZpTlGG3Z8crfz5bNq3A/viewform?usp=sf_link Prazo de entrega: 05/12/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou
classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ATIVIDADES
Atividade da semana 23/11 a 27/11
Onde fazer: no
caderno. Como entregar as respostas para o professor? Enviar para o e-mail do professor a foto do caderno
com suas atividades: prof.celso007@gmail.com (Se não conseguir por e-mail, mandar via whatsapp). Prazo de entrega: 29/11/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou
classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor. Colocar nome e série sempre que enviar a atividade
ou uma pergunta ao professor. Todas as atividades estarão disponíveis também no
classroom.
Assista à aula
do CMSP sobre essa atividade: https://www.youtube.com/watch?v=DMZWdk3uB4o Leia a notícia
abaixo: Rato gigante
ganha medalha de ouro por coragem A coragem de
Magawa, um rato africano, rendeu-lhe uma medalha de ouro, em 25 de setembro,
oferecida por uma organização britânica de caridade para animais chamada
PDSA. O animal passou
os últimos cinco anos reconhecendo minas explosivas no Camboja, onde minas
terrestres, existentes desde a década de 1970, já causaram muitos acidentes.
A atividade é importante para que especialistas possam desativá-las. O rato
farejou 39 minas e 28 itens de munições não detonadas. Para o trabalho,
Magawa passou por um treinamento e aprendeu a reconhecer os compostos
químicos dos explosivos. Quando consegue senti-los, ele arranha a terra para
avisar. Ratos são treinados para farejar minas porque, entre outros motivos,
têm o tamanho ideal: são leves para não fazer com que elas explodam no
contato e grandes o suficiente para usar coleira e ser acompanhados. Fontes: G1, The Indian Express e
PDSA.
1) O
texto lido pertence ao gênero textual: a. ( ) Reportagem. b. ( ) Artigo de opinião. c. ( ) Notícia.
2)
Reconhecido o gênero a que pertence o texto lido, pode-se afirmar que seu
objetivo comunicativo é: a. ( ) Informar o leitor sobre a medalha que
Magawa, um rato africano, ganhou por ter a coragem de passar os últimos cinco
anos reconhecendo minas explosivas no Camboja. b. ( ) Defender o ponto de vista de que os
ratos são os animais ideais para o reconhecimento de minas explosivas. c. ( ) Apresentar estudo científico a respeito
do treinamento de roedores para farejar minas explosivas no Camboja. 3) Agora,
vamos responder às perguntas: a. Quem é
retratado(a) na notícia? b. O que
ocorreu? c. Onde
aconteceu o fato? d. Quando
aconteceu o fato? 4)
Segundo o texto, por que a atividade de reconhecimento de minas explosivas é
importante? 5) Por
que o rato gigante é considerado ideal para essa atividade? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATIVIDADES
Atividade da semana 09/11 a 13/11
Onde fazer: no
caderno. Como entregar as respostas para o(a) professor(a)? Enviar para o e-mail do professor a foto do caderno
com suas atividades: prof.celso007@gmail.com (Se não conseguir por e-mail, mandar via whatsapp). Prazo de entrega: 14/11/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou
classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor. Colocar nome e série sempre que enviar a atividade
ou uma pergunta ao professor. Todas as atividades estarão disponíveis também no
classroom.
Na reportagem é citado o artigo 53 do ECA (Estatuto da
Criança e do Adolescente). Você sabe do que trata este Estatuto? (Se não souber faça
uma pesquisa sobre) A Lei nº 8.069 refere-se ao ECA (Estatuto da Criança e do
Adolescente), que foi criado em 13 de julho de 1990. Está disposta nesta lei
a proteção de forma integral à criança e ao adolescente. Pela sua amplitude
na forma como proteger a criança e o adolescente, esta lei se tornou muito
conhecida em todo o território nacional. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), por ser um
texto de leis, possui uma linguagem diferente se comparada a outros gêneros,
como, por exemplo, o conto, a crônica e outros. Nesses textos aparecem
símbolos, números cardinais e números romanos. Vamos saber um pouco mais
sobre como se lê esses símbolos nos textos legais. Muitas vezes, usa-se o termo caput, que significa
“cabeça” em latim. O caput indica a parte principal de um artigo para
diferenciá-la de parágrafos, incisos e alíneas. * Quando o artigo possui mais
de um parágrafo, eles aparecem com o símbolo “§”, sempre seguido de um número
ordinal, o qual se lê: § 1º, § 2º, e assim sucessivamente. Porém, quando o
artigo possui apenas um parágrafo, aparece como “parágrafo único”. * Art.
Significa artigo 1º ao 9º; do 10 em diante lê-se dez, onze, doze, e assim
sucessivamente. * Os incisos dos artigos são numerados com algarismos
romanos: incisos I, II,III, IV, e assim por diante. * As alíneas dos artigos
são identificadas por letras minúsculas e podem vir em ítalico, por exemplo:
alíneas a, b, c, etc. Vamos testar seu conhecimento? Conheça agora o artigo 53
do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que foi citado na reportagem,
em sua totalidade e na forma de lei, fazendo a leitura correta. Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à
educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o
exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I – igualdade de
condições para o acesso e permanência na escola; II – direito de ser respeitado por seus educadores; III – direito de
contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares
superiores; IV – direito de organização e participação em entidades
estudantis; V – acesso à
escola pública e gratuita próxima de sua residência. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter
ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das
propostas educacionais. 1- b) Você considera
que, de fato, todas as crianças e adolescentes do país têm esse artigo
garantido de direito? Justifique.
ATIVIDADE 2 – TEXTUALIZANDO COM QUALIDADE Você já produziu a escrita de um texto e, na correção,
seu professor disse que você repetiu algumas palavras? Qual foi a forma que
você encontrou para resolver esse problema? Mas isso não se dá por acaso, pois todo ato de
comunicação, falado ou escrito, pressupõe que façamos constantemente
referência a algo, alguém, fatos, eventos, sentimentos. Além disso, é
indispensável mantermos o foco na escrita para garantimos que a nossa
comunicação seja coesa e coerente. Você sabia que as palavras que ouvimos ou vemos estão
ligadas entre si dentro de uma sequência? Pois bem, chamamos isso de coesão. O que garante que a coesão aconteça é o uso de
determinados elementos que vão se referindo a palavras ou partes do texto
garantindo, assim, o seu sentido. Existem diversos elementos que podem desempenhar esse
papel. Observe o trecho que foi retirado da reportagem “O trabalho infantil
nas ruas”. “(...) Fabiana Gonçalves, diretora de uma escola pública,
revela que faz constante levantamento das ausências dos alunos e mantém uma
comunicação próxima com os representantes do Conselho Tutelar: “Temos que
proteger, garantir e acompanhar o máximo possível para que esses adolescentes
permaneçam na escola”, diz ela. 2 - a) Qual
é o nome próprio citado no trecho da reportagem? _________________________________________________________________. b) Que outra palavra foi utilizada para se referir ao
nome citado anteriormente? _________________________________________________________________________. Observe que o nome foi referenciado no texto, sem
repeti-lo. Percebeu como essa situação acontece em um texto? Vejamos outro
exemplo retirado da notícia “Trabalho infantil nos semáforos da maior cidade
do país”. Na última terça-feira,10, flagramos vários meninos
vendendo objetos nos semáforos da cidade. Os garotos estavam arriscando suas
vidas entre os carros, muitos disseram não estar nas escolas porque precisam
trabalhar para ajudar em casa.” c) Quais são as palavras negritadas no trecho acima? d) Qual é a relação existente entre elas? e) Podemos dizer, neste caso, que “vários meninos” possui
significado semelhante de “os garotos”? Sinonímia: Relação de palavras de significado semelhante. f) “Outro problema apontado por ela é o fato destas
crianças e adolescentes muitas vezes nem mesmo retornarem para suas casas,
tornando-se moradores de ruas e ficando mais vulneráveis para as drogas e o
abuso sexual.” • O termo destacado é um pronome que está substituindo um
nome. Por que não foi usado o nome, e sim o pronome? Que efeito de sentido
traz para o texto? • “Precisamos fazer valer a lei que os protege,
necessitamos atuar enquanto cidadãos para garantir uma vida digna ao futuro
do país.” • Observe os verbos destacados. A quem eles se referem? Se o
reescrevêssemos no singular, teria o mesmo efeito de sentido? Justifique Obs.: As
questões 3 e 4 não estão no caderno do aluno, mas o tema podcasts é abordado
na próxima atividade após a anterior no mesmo caderno. 3 - Faça uma
pesquisa sobre podcasts e escreva o nome de um podcast interessante
que você descobriu ou já ouviu. Coloque também de forma resumida o assunto do
o podcast (notícia, filmes, esportes etc.) e o que mais chamou a atenção. 4 – A partir do
podcast que você ouviu ou pesquisou escreva uma notícia curta narrando o fato
descrito no podcast (3 a 5 linhas). |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
Atividade
da semana 02/11 a 06/11
Onde fazer: no caderno. Como entregar
as respostas para o(a) professor(a)? Enviar para o
e-mail do professor a foto do caderno com suas atividades: prof.celso007@gmail.com . Prazo
de entrega: 07/11/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor. Colocar nome e série sempre que
enviar a atividade ou uma pergunta ao
professor. Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom. Atividade: 1) Você já escreveu um conto? 2) Certamente, você já leu algum conto. Dos contos
lidos, qual você indicaria como sugestão de leitura? Por quê? Características do Conto •
Narrativa literária curta, com
começo, meio e fim; •
Tem por objetivo comunicativo
despertar no leitor a imaginação, sentimentos e reflexões a respeito da
realidade que nos cerca; •
Traz discussões relacionadas às
crenças, às atitudes, aos valores, à moral, à ética, entre outras questões; •
Tem origem na tradição oral e
expressa fortemente a cultura de um povo, sendo usado como forma de
transmissão de conhecimento e culturas diversas. •
A estrutura composicional do conto é
baseada nos elementos da narrativa. São eles: •
Narrador: que conta a história em 1ª
ou 3ª pessoa; •
Enredo: mudança de estado operada
pela ação de uma personagem (situação inicial, complicação e conclusão); •
Personagens: principais e
secundárias; •
Tempo (psicológico e cronológico). •
Há vários tipos de contos: contos de
terror, contos de fadas, contos fantásticos, entre outros.
3 – Leia o texto: “Assunto para um
conto”:
Como sou um contador de histórias, e
tenho que inventar um conto por semana, [...] sou constantemente abordado por
indivíduos que me oferecem assuntos, e aos quais não dou atenção, porque eles
em geral não têm uma ideia aproveitável. Entre esses indivíduos, há um
funcionário aposentado que, na sua roda, é tido por espirituoso, o qual,
todas as vezes que me encontra, obriga-me a parar, diz-me invariavelmente que
estou ficando muito preguiçoso e, com um ar de proteção, o ar de um Mecenas desejoso
de prestar um serviço que aliás não lhe foi pedido, conclui, também
invariavelmente: — Deixe estar, que tenho um
magnífico assunto para você escrever um conto! Qualquer dia destes, quando eu
estiver de maré, lá lh'o mandarei. Há dias, tomando o bonde para ir ao
Leme espairecer as ideias, sentei-me por acaso ao lado do meu Mecenas, que na
forma do costume começou por invectivar a minha preguiça, e prosseguiu assim: — Creio que já lhe disse que tenho
um assunto para o amiguinho escrever um conto... — Já m'o disse mais de vinte vezes! — Qualquer dia lá lh'o mandarei. — Não! Há de ser agora! O senhor tem me
prometido esse assunto um rol de vezes, e não cumpre a sua promessa. Nós
vamos a Copacabana, estamos ao lado um do outro, temos muito tempo...
Venha o assunto!... — Não; agora não! — Pois há de ser agora, ou então
convenço-me de que tal assunto não existe, e o senhor mentiu todas as vezes
que m'o prometeu! [...] — Eu tenho o assunto do conto, explicou o
Mecenas, mas queria escrevê-lo... — Para quê? Basta
que m'o exponha verbalmente. — Então lá vai: é a história de uma
herança falsa, um sujeito residente na Espanha escreve a outro sujeito
residente no Rio de Janeiro uma carta dizendo que morreu lá um homem podre de
rico, chamado, por exemplo, D. Ramon, e que esse homem não
deixou herdeiros conhecidos: a herança foi toda recolhida pela nação; mas o
tal sujeito residente na Espanha, que é um finório, manda dizer ao tal
sujeito residente no Rio de Janeiro, que é um simplório, que existem aqui
herdeiros, cujos nomes ele não revelará ao simplório sem que este mande pelo
correio tantas mil pesetas. O simplório manda-lhe o dinheiro, e fica
eternamente à espera dos nomes dos herdeiros. — Que tal? — Você não acha
aproveitável este assunto? — Acho-o
magnífico, interessantíssimo, espirituoso! Tanto assim que vou escrever o
conto e publicá-lo no próximo número d'O Século! — Ora, ainda
bem! Quando lhe faltar assunto, venha bater-me à porta: o que não me falta é
imaginação! — Muito
obrigado: não me despeço do favor. Como vê o
leitor, aproveitei o assunto do imaginoso Mecenas.
Preencha
o quadro com as características do conto:
b)
4 - Numere os fatos do enredo de 1 a 5,
conforme a ordem dos acontecimentos:
c. (
) O contador de histórias demonstra-se irônico ao dizer que aproveitou
o assunto do imaginoso Mecenas.
5 - 3) Identifique,
nos trechos abaixo, a fala do narrador-personagem (1) e a fala da personagem (2):
6 - 4) Releia o
trecho que segue e complete a sentença abaixo: “— Eu tenho o assunto do conto, explicou
o Mecenas, mas queria escrevê-lo...” No trecho lido, temos um exemplo de
discurso (direto – indireto) _________________, pois há a transcrição exata
da fala da personagem, isto é, sem a participação do narrador; além da presença de um verbo de elocução (do dizer,
verbo dicendi), “explicou”, que marca esse
discurso.
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
Atividade de português da semana
26/10 – 30/10 4ºbimestre
Atenção!! Alunos que ainda não fizeram
atividades de recuperação, devem entregar até dia 28 ao professor.
Onde fazer: no caderno, digitado no e-mail, pdf ou word. Como entregar
as respostas para o(a) professor(a)? Enviar para o
e-mail do professor a foto do caderno com suas atividades: prof.celso007@gmail.com . Prazo
de entrega: 30/10/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor. Colocar nome e série sempre que enviar a
atividade ou uma pergunta ao professor. Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom. Veja a aula do CMSP sobre a atividade: https://www.youtube.com/watch?v=RYBLAK-WMBs
1) Você já leu
algum texto que, rapidamente, o fez lembrar de outro? Cite-os. ____________________________________________________________________. 2) Você já ouviu
alguma melodia que, automaticamente, o fez lembrar de outra música, filme,
poema, propaganda, entre outros gêneros textuais? Exemplifique. ___________________________________________________________________.
Copie no
caderno a definição de intertextualidade, que é a relação entre textos: “Fenômeno da
linguagem no qual observamos a influência de um texto sobre outro, seja em
relação à estrutura composicional, seja em relação ao tema. Identificamos que
os textos “conversam” entre si.”
Nos dois
fragmentos textuais a seguir, existem aproximações temáticas. Trata-se de
dois poemas que têm o mesmo título: o primeiro, o de Casimiro de Abreu; o
segundo, de Oswald de Andrade. Você observará que ambos discutem a saudade da
infância, porém a partir de pontos de vista distintos.
MEUS OITO
ANOS, de Casimiro de Abreu (1858) Oh! que
saudades que tenho Da aurora da
minha vida, Da minha infância querida Que os anos não
trazem mais! Que amor, que
sonhos, que flores, Naquelas tardes
fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos
laranjais!” [...]
MEUS OITO
ANOS, de Oswald de Andrade (1971) “Oh que
saudades que eu tenho Da aurora de
minha vida Das horas De minha
infância Que os anos não
trazem mais Naquele quintal
de terra Da Rua de Santo
Antônio Debaixo da
bananeira Sem nenhum
laranjais.” [...]
3 - Os dois textos são de épocas
distintas, mas neles há algo em comum. Que elemento comum é esse? . 4 - Qual a ideia de infância para
Casimiro de Abreu e Oswald de Andrade? Essa ideia é igual para os dois
autores? .
Leia o texto abaixo: “O casamento
de Romeu e Julieta” O filme “O casamento de Romeu e
Julieta” narra a história Romeu e Julieta desde o momento em que se
conheceram, os conflitos que vivenciaram e, por fim, o casamento. Romeu é um médico oftalmologista,
torcedor do Corinthians por influência da avó, que é fanática pelo time.
Julieta é uma jovem que, vendo o pai torcer pelo Palmeiras, acabou se
filiando ao time e gostando do esporte, tornando-se, depois, capitã do time
feminino do Palmeiras. Romeu e Julieta se encontram
inicialmente em um Derby Paulista. Depois ocasionalmente no consultório de
Romeu, quando Julieta precisou ir ao médico após sofrer um acidente
doméstico. Os dois conversam com mais calma e se aproximam. Como forma de se aproximar mais ainda
de Julieta, Romeu afirma ser palmeirense, reconhecendo que a moça era
torcedora fervorosa do time. Ambos se apaixonam e começam o namoro.
Entretanto, Romeu insiste em dizer que é palmeirense para também conquistar a
família da jovem. Como vocês sabem, mentira tem perna curta!
Depois de muitos jogos, muita confusão
e problemas a resolver, Romeu cansa da farsa e resolve contar a verdade para
a sua família e para família de Julieta, correndo o risco de perder o grande
amor de sua vida. Após muita treta, Romeu se ajusta com a própria família e a
família de Julieta resolve aceitá-lo. O filme se encerra com as duas
famílias estando em paz, e Julieta
conseguindo, ainda, formar um time de futebol feminino, que leva as cores dos
dois clubes: o preto do Corinthians, o verde do Palmeiras e o branco de
ambos. No fim, ocorre a cena que faz jus ao
título, ou seja, ela e Romeu casando-se em cerimônia que reúne as duas
famílias para celebrar o amor: o amor entre Romeu e Julieta e o amor pelo
futebol. Texto adaptado para fins didáticos do
buscador Wikipédia Brasil. Aprender Sempre, 2020. Caderno do
Aluno, Língua Portuguesa, 7º Ano, vol. 3, p. 18. Já conhecemos a história de “Romeu
e Julieta”, de William Shakespeare. De acordo com as leituras, responda o
que se pede nos quadros a seguir. Destaque as relações que podem ser
estabelecidas entre a obra de William Shakespeare e o filme de Bruno Barreto.
5-
6 -
7 - Que
relações intertextuais podemos identificar entre a obra “Romeu e Julieta”, de
William Shakespeare, e o filme “O casamento de Romeu e Julieta”, de Bruno
Barreto? . |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
Atividade de português da semana
19/10 – 23/10 1ªatividade
do 4ºbimestre/Recuperação do 3ºbimestre
Atenção!! Alunos que ainda não fizeram
atividades no 2º bimestre deve coloca-las em dia (faça no mínimo 3 atividades
dos meses junho e julho, 06 e 07, e envie ao professor).
Onde fazer: no caderno, digitado no e-mail, pdf ou word. Como entregar as respostas para o(a)
professor(a)? Enviar para o e-mail do professor a foto
do caderno com suas atividades: prof.celso007@gmail.com . Prazo de entrega: 24/10/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor. Colocar nome e série sempre que enviar a
atividade ou uma pergunta ao professor. Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom. Veja a aula do CMSP sobre a atividade :
1. Você é uma
pessoa atenta às notícias diárias? ____________________________________________________________________________________. 2. Você se lembra
das características do gênero textual Anúncio Publicitário? ____________________________________________________________________________________.
Anote no caderno as características do gênero
“Anúncio publicitário”
O
Anúncio Publicitário •
pretende
vender ou divulgar um produto; •
convencer
seu público-alvo é o objetivo; •
combina as
linguagens verbal e não verbal na
construção da mensagem, visando a captar a atenção do leitor.
Chegou o CONSÓRCIO CESTA BÁSICA (CCB)!!! Com o CONSÓRCIO CESTA BÁSICA, você pode
comprar até Arroz Tamil com parcelas acessíveis e sem juros.
Contate-nos! Temos um plano que cabe no seu prato!
3) Você
conseguiu compreender o anúncio publicitário apresentado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________. 4) Quais
foram as suas dificuldades? _____________________________________________________________________________________________________________________________________. 5) Você
sabe o que é um consórcio e para que serve? _____________________________________________________________________________________________________________________________________.
6) Você já
ouviu falar em cesta básica? _____________________________________________________________________________________________________________________________________. 7) Quais
itens fazem parte de uma cesta básica? _____________________________________________________________________________________________________________________________________.
8) Você
costuma ir ao supermercado com os seus pais ou responsáveis para fazer compras? _____________________________________________________________________________________________________________________________________. 9) Qual é
a finalidade do anúncio publicitário lido? Quem é o público-alvo do anúncio? _____________________________________________________________________________________________________________________________________.
10)
Qual foi a mensagem desse anúncio publicitário? _____________________________________________________________________________________________________________________________________.
11) Crie
um meme ou um anúncio com a imagem do Arroz Tamil, considerando tudo o
que foi discutido sobre o assunto.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 19/10
ATIVIDADES Última atividade do 3º bimestre: Atividade de língua portuguesa – semana 13 a 16 de outubro
Atenção: Alunos
que não fizeram atividade anterior:
entrar no link e fazer: https://forms.gle/23SVLK1Kpfwd2RrS9 Alunos que já
fizeram, escolha uma das tarefas as seguir: - Fazer um
resumo do que aprendeu no bimestre, no caderno, de no mínimo 7 linhas ou: - Escrever as
características dos gêneros fábula e peça de teatro ou: - Escolher um
texto do caderno do aluno e escrever o tema, personagens, fazendo um resumo
da história.
Mandar as respostas ao professor no e-mail: prof.celso007@gmail.com . Prazo de entrega: 16/10/2020 Dúvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
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ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES Atividade de língua portuguesa –
semana 28/09 - 02/10
Atenção:
Alunos que não fizeram atividade anterior devem fazê-la: https://forms.gle/23SVLK1Kpfwd2RrS9
- Assistir à aula do CMSP “Lá vem história” sobre interpretação de fábulas: https://www.youtube.com/watch?v=J0ZoJ4Ez720
- Tirar fotos do caderno e enviar ao professor no e-mail: prof.celso007@gmail.com . Prazo
de entrega: 03/10/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES
Atividade
da semana 14/09 a 18/09
Link: https://forms.gle/bgQ9XQNFQeRoVQWk7 ou
Atividades
escritas: Enviar para o
e-mail do professor a foto do caderno com suas atividades: prof.celso007@gmail.com . Prazo
de entrega: 26/09/2020 Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
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Atividade
da semana 14/09 a 18/09
Onde fazer: no caderno, digitado no e-mail, pdf ou word.
Como entregar
as respostas para o(a) professor(a)?
Prazo
de entrega: 19/09/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
Colocar nome e série sempre que
enviar a atividade ou uma pergunta ao
professor.
Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom.
Todas as questões estão no Caderno do Aluno – Aprender sempre,
p. 8-11.
O aluno que optar por fazer no caderno do aluno pode
tirar foto do mesmo e enviar ao professor.
AULA 3 RECONHECENDO O TEXTO DRAMÁTICO – PARTE III
OBJETIVO • Identificar elementos da estrutura
composicional do texto dramático.
Leiam os textos a seguir:
Texto 01
Quem foi William Shakespeare?
William Shakespeare (1564 – 1616). Não
se sabe ao certo o dia de nascimento Shakespeare, mas deduz-se que ele tenha
nascido em 23 de abril, em Stratford-upon-Avon. Faleceu na mesma cidade em 23
de abril, mesma data do possível nascimento. Foi um poeta, dramaturgo e
ator inglês. É considerado como o maior escritor inglês. Ele
influenciou a dramaturgia contemporânea, tendo em vista que é um dos
escritores revisitados com frequência no teatro, na televisão,
no cinema e na literatura. Tem uma vasta e rica produção:
escreveu peças, sonetos, poemas narrativos, entre outros escritos. Grande
parte dos seus textos foi traduzida para as principais línguas modernas e são
mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Destacam-se as obras
Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear.
Romeu e
Julieta (William Shakespeare)
Texto
02 – IMAGEM
Texto 03
Ato II - Cena II
Romeu e
Julieta, texto adaptado da edição Ridendo Castigat Mores (2000)
Verona é uma cidade italiana, a qual é o cenário
do conflito entre duas tradicionais famílias. os Capuleto e os Montecchio.
Dois jovens dessas famílias se conhecem em um baile de máscaras e se
apaixonam loucamente: Julieta, filha única da família Capuleto se apaixona
por Romeu, filho único da família Montecchio. O texto teatral de Romeu e
Julieta é composto por atos, dos quais neles estão as cenas. A seguir,
apresentamos de forma adaptada a cena II do ato II. Nela, Romeu vai até o
jardim da família Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada.
ROMEU: – Só ri das cicatrizes quem nunca
foi ferido. (Julieta aparece na janela, mas permanece em silencio). Que luz
aparece agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso
sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza,
por ter visto que, como serva, és mais formosa que ela. [...] Eis minha dama.
Oh, sim! É o meu amor. Julieta, você não me diz nada, está calada. Isso não
me importa! Mas o seu olhar fala, me diz tudo! [...] Duas estrelas
emprestaram brilho ao seu olhar. E se fosse o contrário? Com seus olhos no
céu, os astros seriam apagados, como o dia faz com a noite. E tanta luz logo
tornaria claro o céu, de modo que os pássaros cantariam, pensando que era dia
com luar. [...] Como eu queria ser uma luva em sua mão, para o seu rosto
tocar!
JULIETA: - Ai de mim!
ROMEU: - Ela falou! Ela está falando!...
Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite [...].
JULIETA: - Romeu! Romeu! Por que você é
Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar
amor, e deixarei de ser uma Capuleto. [...] (SHAKESPEARE, 2000, p. 53-54).
E como
termina esta história?
Mesmo com o conflito entre as duas famílias,
Romeu e Julieta vivem um grande amor. É um amor proibido, que foi condenado
pelos Capuleto e os Montecchio. Escondidos, eles se casaram. O Frei Lourenço,
confidente de Romeu, fez a celebração da união. O príncipe de Verona resolve
exilar Romeu, por causa de uma briga que acarretou a morte de Teobaldo (primo
de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu). Julieta recorre ao Frei Lourenço,
com intuito de obter ajuda. Logo, o frade franciscano sugeriu que Julieta
tomasse uma poção para que ela parecesse estar morta. Romeu, ao receber a notícia
da suposta morte de Julieta, desesperadamente providencia uma poção para, com
ela, retirar a própria vida. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos
Capuleto, acredita que, realmente, a amada está morta e ingere o veneno.
Quando Julieta acorda, tem a notícia que Romeu está morto e, com um punhal,
tira a própria vida. Após todo esse episódio, as famílias Montecchio e
Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
1 William
Shakespeare é o autor da Obra “Romeu e Julieta”. O que você sabe sobre ele?
.
2 Escreva um fato inusitado da biografia de
William Shakespeare.
.
3 Releia o texto da aula anterior, “Romeu e
Julieta”. Como você analisa a linguagem do texto? a. ( ) Simples de
compreender, pois faz parte da linguagem moderna e atual.
b. ( ) Linguagem técnica de teatro; os atores
comunicam-se desta forma em todas as peças teatrais.
c. ( ) Linguagem rebuscada e poética, comum para
a época em que foi escrita.
d. ( ) Não reconheci termos como cicatrizes,
ciumenta, emprestado.
4 O texto que você acabou de ler tem como
finalidade
a. ( ) transmitir uma notícia.
b. ( ) narrar uma história.
c. ( ) ensinar a manusear algum aparelho.
d. ( ) divulgar um artigo científico.
5 Identifique no texto as personagens primárias
(protagonistas).
.
6 O texto da cena que você acabou de ler pertence
a qual ato?
.
7 Como são marcadas as falas das personagens no
texto?
.
8 O texto possui narrador? Como você sabe o que
está acontecendo na história?
.
9 No texto você consegue identificar alguma
rubrica? Escreva-a.
.
10 Faça a associação das afirmações com as partes
do texto dramático:
I.
Reúne todas as ações que irão acontecer,
formando assim a história a ser contada.
II.
É o problema gerador de toda a história.
III.
III.
Encena as ações, dá vida ao texto.
IV.
IV. Fala como devem ser executadas as ações no
texto.
V.
Mostra onde fato ou fatos acontecem.
a. ( ) personagem
b. ( ) rubricas
c. ( ) conflito
d. ( ) enredo
e. ( ) cenário
|
Atividade
da semana 08/09 a 11/09
Onde fazer: no caderno, digitado no e-mail, pdf ou word.
Como entregar
as respostas para o(a) professor(a)?
Prazo
de entrega: 12/09/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
Colocar nome e série sempre que
enviar a atividade ou uma pergunta ao
professor.
Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom.
Todas as questões estão no Caderno do Aluno – Aprender sempre,
p. 3-7. O aluno que optar por fazer no caderno do aluno pode tirar foto do
mesmo e enviar ao professor.
AULA 1 RECONHECENDO O TEXTO DRAMÁTICO - PARTE I
OBJETIVO • Reconhecer a função social e as características
composicionais do texto dramático. Leia o texto:
O teatro e o texto dramático
O teatro pode ser entendido de
duas maneiras: primeiro, é uma forma de arte em que os atores e atrizes
interpretam uma narrativa, a partir do texto dramático (texto teatral);
segundo, é o local onde ocorrem as encenações para o público.
O texto dramático é da ordem do narrar e tem por objetivo apresentar
uma história e despertar sentimentos no público a partir dela. Por ser
narrativo, apresenta personagens, enredo, tempo, espaço, mas não tem
narrador. Na atualidade, esse tipo de texto traz temas diversos: ele pode falar
de amor, pode ser uma comédia, pode fazer uma crítica à sociedade, entre
outras coisas.
O texto apresenta as seguintes
características:
• É construído para ser encenado;
• É uma narrativa, mas não tem narrador;
• A história é contada pela fala das personagens. Essas falas são
demarcadas no texto seja pelo uso de dois pontos, travessão ou aspas;
• É dividido em atos e cenas;
• Tem indicações cênicas, que chamamos de rubricas. As rubricas
indicam o que os atores devem fazer nas cenas, além disso, fornecem elementos
que auxiliam a representação dos atores, como a indicações do cenário, da
música, da iluminação, do figurino, bem como outras indicações cênicas
1 - Leia o texto e responda às questões:
Texto I: A pele do lobo –
Artur de Azevedo
A peça “A pele do lobo” foi escrita em 1875 e representada pela
primeira vez no Rio de Janeiro, no Teatro Fênix Dramática, em 10 de abril de
1877. A história acontece numa delegacia que também é a casa de Cardoso e sua
esposa, Amália. A peça traz a reflexão a respeito da defesa da liberdade, bem
como dos direitos e deveres sociais. O título da peça tem a ver com a frase
de Amália, dita logo no início do texto: “Quem não quiser ser lobo não lhe
vista a pele”. Isso sugere que se não quer desempenhar determinadas funções,
não se deve assumir as responsabilidades. O excerto a seguir faz parte do
drama. Na cena IV Jerônimo procura Cardoso, que é subdelegado da cidade, para
fazer uma queixa
Ato único
Cena IV
Os mesmos (Cardoso e Amália) e Jerônimo
CARDOSO - Então é assim que se entra em casa alheia?
JERÔNIMO (Sombrio.) - Assim como? A casa da autoridade é uma
repartição pública. (Deita no chão a cinza de um cachimbo; e escarra na
parede.)
CARDOSO - E que tal?
AMÁLIA - Vê o que ele quer, Cardoso?
JERÔNIMO - Venho preveni-lo de que é falso o que lhe veio hoje dizer
um tal Paraguaçu, acerca de um furto de galinhas. É provável que ele lhe
dissesse que eu, Jerônimo Linhares, vulgo Barriga-cheia, sou o autor desse
furto, como andou por aí dizendo a quem quis ouvi-lo. É falso! (Cospe outra
vez na parede.)
AMÁLIA (Empurrando um escarrador com o pé.) - Faz favor de não cuspir
no chão... Aqui tem o escarrador... (Jerônimo nem olha para Amália.)
CARDOSO - Era só isso? Estou ciente.
JERÔNIMO - Não, senhor; por isto só não vinha eu cá, ora viva! Venho
queixar-me do queixoso por crime de injúrias verbais. Chamou-me de ladrão, e
se quiser o mais, mande aquela mulher para dentro. (Cospe outra vez na
parede.)
CARDOSO - Pois apresente a queixa e as testemunhas.
JERÔNIMO - A queixa aqui está. (Apresenta um papel sujo, que Cardoso
pega com repugnância. Vai à porta do fundo.) Ó compadre! Ó seu Manuel Maria!
Ó seu Vitorino? podem entrar... Nada de cerimônias!
CARDOSO (A Amália.) - O tratante dispõe desta casa como se fosse sua!
AZEVEDO, Artur. Teatro de Artur Azevedo
- Tomo 1. v. 7. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas - INACEN.
Coleção Clássicos do teatro Brasileiro, 1877. Disponível em: . Acesso em: 20
jun. 2020.
Após a leitura do texto, preencha o quadro a seguir, marcando X
quando a informação se aplicar ao texto. Informações SIM NÃO O texto
apresenta personagens ( )O texto é escrito em versos ( ) O texto apresenta a
fala das personagens ( ) O texto retrata heróis e grandes aventuras ( ) O
texto traz indicações cênicas ( ) O texto apresenta narrador ( ) O texto traz a explicação de um tema ( ) O
texto apresenta ato e cena ( )
FINALIZANDO: TEXTO DRAMÁTICO
FUNÇÃO SOCIAL/CARACTERÍSTICAS COMPOSICIONAIS Leia o texto e responda
às questões:
AULA 2 RECONHECENDO O TEXTO DRAMÁTICO – PARTE II
OBJETIVO • Reconhecer diferentes gêneros literários e suas principais
características.
1 A partir da cena IV do texto “A pele do lobo” podemos dizer que ele
tem por objetivo:
a. ( ) expressar a subjetividade do autor, ou seja, os sentimentos da
alma e do estado de espírito.
b. ( ) relatar fatos do cotidiano.
c. ( ) encenar, a partir da representação de atores, uma história de
modo a sensibilizar um público.
d. ( ) expressar um ponto de vista a respeito da violência urbana.
2 Você conseguiu perceber as personagens do texto? Quem são elas?
.
3 A rubrica no texto teatral corresponde às indicações cênicas que os
atores devem fazer na cena. No quadro abaixo, indique a personagem e a
rubrica a ela associada: PERSONAGEM/ RUBRICA (O quadro está no caderno
Aprender Sempre, p. 6-7).
Quais características revelam que o texto é feito para encenar?
Escreva-as.
.
5 Escreva um breve resumo do que você compreendeu da cena IV do texto
“A pele do lobo”.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
Atividade da semana 31/08 a 04/09
Onde fazer: no caderno, digitado no e-mail, pdf ou
word.
Como entregar as respostas para o(a) professor(a)?
Prazo de entrega: 06/09/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou classroom. Se
não conseguir por uma dessas plataformas pode mandar no whatsapp do
professor.
Colocar nome e série sempre que enviar a atividade ou uma pergunta ao professor.
Todas as atividades estarão disponíveis também no
classroom.
Veja a aula
do CMSP sobre a atividade (questões 1 a 5):
Todas as questões
(Exceto da 1 a 5) estão no Caderno do Aluno - São Paulo Faz Escola,, 7º ano,
vol. 3, p. 35-37. O
aluno que optar por fazer no caderno do aluno pode tirar foto do mesmo e
enviar ao professor.
A seguir, você
lerá três textos que tratam do mesmo assunto, com perspectivas diferentes.
Todos são textos de ficção, e foram criados tendo como referência o ano de 2069, ou seja, 50 anos após a tragédia ocorrida em Brumadinho.
Cada um dos textos lidos traz uma perspectiva, ou seja,
um olhar diferenciado sobre um acontecimento. Os textos foram produzidos a
partir da história de vida de cada um dos autores e do seu repertório de
conhecimentos.
Texto A – O horror se repete Ontem, às 14h23 minutos, pontualmente, uma imensa cratera engoliu a região central de Nova Brumadinho. É impressionante imaginar que após 50 anos, e depois de tantos avanços, isso ainda pudesse ocorrer. Nem toda tecnologia, nem todo avanço, foi capaz de curar a mais terrível das doenças, a estupidez humana. Há alguns anos, a ideia de criar um modelo subterrâneo para acondicionar o material coletado das minas de silício encontradas em Minas Gerais, considerou-se que seria uma boa ideia a ser aplicada em Nova Brumadinho que, após o desastre de 50 anos atrás, recebeu muitos incentivos fiscais, modernizou-se e transformou-se em uma grande cidade, principalmente, com um dos sistemas de teletransporte mais eficazes do mundo. Logo em seguida, a notícia da descoberta de uma mina de Tanzanita, mais rara que o diamante, gerou uma corrida desenfreada em busca do minério. Milhares de exploradores, dos mais diversos países, invadiram a área e fizeram com que a cidade, devido à exploração ilegal e à mistura de técnicas primitivas e modernas, sucumbisse mais uma vez à ganância humana. Duas pessoas e centenas de droides trabalhadores foram engolidos pela imensa cratera que surgiu no centro da cidade.
Infelizmente, o erro se repetiu e não houve
aprendizado. A única alternativa é esperar que
os responsáveis sejam severamente punidos.
A seguir, leremos o segundo
texto de ficção referente ao ano de 2069. Leia o texto para responder as
questões de 1 a 5.
Copie o texto B no caderno.
Texto B – O preço do progresso Muito se tem escrito sobre a tragédia ocorrida ontem em Nova Brumadinho. Sim, houve um problema, pois duas pessoas morreram. Mas e daí? Há 50 anos uma tragédia que comoveu o mundo fez com que as autoridades resolvessem investir no local. Todo um sistema de investimento tecnológico foi criado e a cidade floresceu. Os habitantes têm um dos mais altos índices de qualidade de vida do mundo. É um local maravilhoso para se viver. Quando a mina de Tanzanita foi encontrada, uma das únicas do mundo, o enriquecimento chegou para todos; não há pobres na região. O fato de uma cratera gigantesca ter sugado parte da cidade não é problema. Há dinheiro e tecnologia mais do que suficientes para reconstruir. Pessoas morrem todos os dias. Afinal, o que são duas vidas diante da maravilhosa tecnologia que nos cerca? Em breve, a cidade estará reconstruída e a Tanzanita continuará trazendo progresso para a região. Texto C – Saudades Ontem papai saiu para trabalhar mais cedo, por isso, seu beijo de despedida me encontrou sonolenta. Ele estava feliz. Finalmente, poderíamos tirar uns dias de férias. Com a tecnologia de teletransporte, iríamos visitar Marte. Tio Antonio foi trabalhar lá e faz tempo que não nos vemos. Mamãe sempre diz que papai trabalha demais, mas ele diz que o que faz, um droide pode fazer melhor; então ele se esforça muito. Meu pai só trabalha porque a lei de cotas para humanos exige que toda empresa tenha pelo menos um humano para cada 20 droides empregados e, por causa disso, muita gente preferiu ir para Marte. O sorriso de papai lembra o meu, diz sempre vovó. Papai não voltou do trabalho.... Um buraco enorme engoliu ele... Não entendo muito bem, mas o coração dói. Saudades papai. Pietra, 9 anos. Filha de uma das duas vítimas do desabamento.
Cada um dos textos lidos traz uma perspectiva, ou
seja, um olhar diferenciado sobre um acontecimento.
Os textos foram produzidos a partir da história de vida de cada um dos autores e do seu repertório de conhecimentos.
Responda as questões sobre o texto B:
1)
Segundo o CEO da empresa Tanzanita
Dreams, como está Nova Brumadinho, após 50 anos da tragédia que comoveu o
mundo?
.
2)
Quais foram as consequências da recente tragédia de Nova
Brumadinho?
.
3)
Qual é a opinião do CEO sobre essa nova tragédia?
.
4)
Releia o primeiro
parágrafo do texto 2: “Muito se tem escrito sobre a tragédia ocorrida
ontem em Nova Brumadinho. Sim, houve um problema, pois duas pessoas morreram.
Mas e daí? Há 50 anos uma tragédia que comoveu o mundo fez com que as
autoridades resolvessem investir no local. Todo um sistema de investimento
tecnológico foi criado e a cidade floresceu. Os habitantes têm um dos mais altos
índices de qualidade de vida do mundo.”.
Que expressão demonstra o total descaso do CEO para com os
valores humanos?
.5)
Quais os interesses defendidos pelo articulista e pelo CEO?
.
Após responder as perguntas acima, releia os textos novamente pare responder abaixo:
6. Após a leitura, sistematize as informações,
preenchendo a tabela a seguir:
Quem produziu? Qual o objetivo? ideia defendida? Qual a principal Texto A – O horror se repete. Texto B – O preço do progresso. Texto C – Saudades. 7. Agora responda. a) Comparando os três textos, quais sensações eles despertam em você? b) As tecnologias apresentadas nos textos parecem surpreendentes? c) Qual(is) texto(s) se preocupa(m) com a questão dos valores humanos? d) Relacione as principais diferenças nas ideias apresentadas nos Textos A e B. e) Qual interesse é defendido no Texto B?
ATIVIDADE 6 – PRODUÇÃO TEXTUAL
8. Pense em como você imagina o futuro daqui a 50 anos. a) Como você pensa que estará? b) Quais são seus projetos para o futuro? c) O que você, com mais de sessenta anos, teria a dizer sobre as tecnologias, as inovações, as mudanças? 9. Elaborando a notícia do futuro • Imagine que você estará morando na cidade de Nova Brumadinho, mencionada na atividade anterior, no ano de 2069. Você trabalha para uma empresa de mídia local e deverá escrever uma notícia para o portal da cidade. • Pense em algum acontecimento interessante ocorrido na cidade antes dela ser engolida pela cratera, conforme exposto nos textos anteriores. Suponha que vocês poderão enviar a notícia para o passado, para que a sua versão mais jovem possa lê-la. O que seria importante destacar na notícia? • Antes de escrever, organize suas ideias no quadro a seguir. Título O que aconteceu? ____________________________________ Onde aconteceu o fato?____________________________ Com quem?________________________________ Como?___________________________ Por quê?____________________________ Quem são os envolvidos?____________________________ Quando?_______________________________ 10. Agora é só escrever, lembrando de revisar o texto e deixá-lo adequado à norma-padrão. Junte as informações da questão 9 e elabore uma notícia de 6 a 10 linhas. Se necessário, faça uma pesquisa sobre o assunto. |
Atividade
da semana 17/08 a 21/08
Onde
fazer: no caderno,
digitado no e-mail, pdf ou word.
Como
entregar as respostas para o(a) professor(a)?
Prazo de entrega: 22/08/2020
Dùvidas?
Mandar para o professor no e-mail ou classroom. Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
Todas
as atividades estarão disponíveis também no classroom.
Copie
os textos e perguntas no caderno.
O que são e para que servem os
objetos a seguir?
b)
.
Leia o texto:
O olhar de antigamente
O modo como a
informação e o entretenimento são difundidos evolui conforme as mudanças
tecnológicas avançam. Um exemplo dessa transformação são os folhetins,
capítulos de romances publicados em jornais, que depois foram adaptados para
transmissão via rádio, transformando-se nas famosas radionovelas, que,
posteriormente, migraram para a televisão, no formato de telenovelas, sucesso
até os dias de hoje.
1 - (Assinale a alternativa correta.) Segundo o texto lido, o modo
como a informação e o entretenimento são difundidos
a)
depende da intenção da mídia.
b) evolui
de acordo com as mudanças tecnológicas.
c) sempre
acontece por meio da mesma tática.
2) Como
surgiram as telenovelas da atualidade?
.
3) Que
veículo de comunicação foi o primeiro a difundir informações e
entretenimento?
a) Jornal b) Rádio c) TV
O rádio de
ontem e sempre
Com o fenômeno das redes sociais, a Internet permite que qualquer
pessoa possa participar de uma rede social e ganhar visibilidade por meio dos
chamados likes. Quanto mais curtidas em suas publicações e fotos, mais
seguidores a pessoa adquire, e sua “fama” consequentemente aumenta, fazendo
com que ela se torne a famosa do momento, as chamadas webcelebridades.
Os canais de compartilhamento de conteúdos de vídeo, como o Youtube,
ajudam na criação dessa nova categoria de famosos, os chamados youtubers
que, por conta do alcance de seus vídeos, geralmente com milhões de acessos,
são chamados de influenciadores digitais.
Esse termo é uma
tradução do inglês digital influencers, o qual denomina as pessoas
que, pelo alcance de seu trabalho e número de seguidores, são contratadas por
marcas famosas para vender e divulgar produtos online.
No entanto, antes
do surgimento da Internet, ser ou tornar-se famoso, conhecido por um grande
número de pessoas, necessitava de percursos muito diferentes. O primeiro
grande veículo de massas foi o rádio que, antes da televisão, lançava as
pessoas à fama e à glória.
O rádio começou a funcionar no nosso país, em 1922. A primeira transmissão foi em comemoração
ao Centenário da Independência do Brasil, que contou com a participação do
Presidente Epitácio Pessoa.
Em 1938, os jogos da Copa do Mundo, ocorridos na França, puderam ser
acompanhados no Brasil pelo rádio, bem como o jornalismo radiofônico ganhou
destaque com as notícias sobre os rumores de guerra na Europa, que se
iniciaria em 1939.
A audiência foi aumentando e os programas eram feitos para a chamada
grande massa. Um marco do jornalismo brasileiro foi o programa Repórter Esso,
que estreou em 1941, no qual os locutores não se limitavam somente a ler as
notícias impressas, mas também teciam comentários sobre elas.
Marcos
Rohfe
4 – a) Com
que intenção parte dos usuários de redes sociais posta fotos e publicações na
esperança de receber muitos likes?
.
b) Como
nasce um influenciador digital?
..
5 – Qual
foi o primeiro veículo de comunicação de massa responsável por lançar as
pessoas à fama e à glória?
.
6 - Você
se considera um digital influencer?
.
7 -
Releia, a seguir, um trecho do último parágrafo do texto:
“Um
marco do jornalismo brasileiro foi o programa Repórter Esso, que estreou em
1941, no qual os locutores não se limitavam somente a ler as notícias
impressas, mas também teciam comentários sobre elas.”
a)
Nesse trecho, que palavra o remeteu à
aula sobre o que é texto?
.
b)
O vocábulo marco é exemplo de
homônimo. Crie uma frase em que marco tenha outro sentido.
.
8 - Que
tal fazer uma pesquisa sobre o surgimento dos veículos de comunicação, como
jornal impresso, revista impressa, rádio, cinema, televisão e Internet?
Escolha um veículo de comunicação. Ilustre a sua pesquisa com desenhos
ou imagens.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
Atividade da semana 10/08 a 15/08
Atenção! Alunos que não fizeram a AAP (Avaliação de
atividade em processo) do 2º bimestre, devem fazê-la: https://forms.gle/TQWSdsPeytEmbAfTA .
Em relação às atividades abaixo:
Onde fazer: no caderno, digitado no e-mail, pdf ou word.
Como entregar as respostas para o(a) professor(a)?
Prazo de entrega: 16/08/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou classroom. Se não conseguir por uma dessas plataformas pode mandar
no whatsapp do professor.
Todas as atividades estarão disponíveis também no
classroom.
1 – Observe as imagens a seguir:
Polícia Militar de Minas
Gerais/Fotos Públicas.
Atribuição-Não Comercial 2.0
Genérica.
O desastre de Brumadinho e a mídia nebulosa
Felipe
Werneck/Ibama. Licença CC BY-SA 2.0. Disponível
em:
https://www.flickr.com/photos/ibamagov/32132222657.
PúIsac Nóbrega/Presidência da
República/Fotos
públicas. Atribuição-Não Comercial 2.0 Genérica.
Leia o texto a seguir para maiores
informações sobre o assunto: http://www.torabit.com.br/tragedia-de-brumadinho-e-a-opiniao-publica-nas-redes-sociais/
a)
As
imagens que você acabou de ler são registros de que acontecimento?
______________________________________________________________________.
b)
Quanto
ao acontecimento, você se lembra do que mais lhe chamou a atenção naquela
época?
.
c)
Quais
veículos de comunicação transmitiram informações sobre isso?
.
Copie os
textos no caderno:
Olhares
sobre a mídia digital...
O termo mídia
refere-se a um conjunto de pessoas, meios de comunicação ou função
profissional relacionados às áreas do jornalismo e publicidade. Quando alguém
utiliza o termo mídia impressa, está se referindo a jornais, revistas
e informativos que trabalham com a divulgação de informações e também
anúncios publicitários, dentre outras possibilidades. Já a mídia digital refere-se
a todos esses processos e procedimentos, mas que circulam em formato
eletrônico, não sendo necessariamente impressos.
Com o avanço
da Internet e a facilitação do acesso aos celulares com aplicativos
dos mais variados, a mídia digital tornou-se ferramenta imprescindível para a
circulação de informações. No entanto, é bom salientar que a facilidade de
disseminar informações também tem seu lado negativo, porque facilita o
compartilhamento de fake news.
Além disso, a
ampla concorrência, uma vez que o usuário tem liberdade para escolher qual
forma terá acesso à informação, também faz com que, na busca por público, likes
ou views, muitas formas degradantes de tratar uma informação sejam utilizadas.
É preciso, portanto, manter o olhar crítico sobre o acesso a tais
informações.
2)
O que sugere a expressão “mídia nebulosa”?
.
3)
É possível um meio de comunicação ser “nebuloso”?
.
4)
Na sua opinião, qual a intenção do veículo de comunicação que se propõe a
transmitir notícias e reportagens por meio desse tipo de abordagem?
.
5) O que o autor do texto cobra da
imprensa, quanto ao papel que ela deve exercer?
.
6) Leia o
trecho extraído do texto:
“Susan
Sontag, em seu livro Diante da dor dos outros, salienta que as pessoas
que acompanhavam o noticiário, no caso referindo-se a Sarajevo, pouco
entendiam sobre a guerra. Não há substituto para a experiência, e essa
observação originou as reflexões do seu livro.”
A que
sentimento o autor se refere, quando escreve “Não há substituto para a
experiência [...]”?
.
7) Você conseguiu identificar a intenção
do autor desse texto?
.
8) Escreva sua opinião, em comentário de
3 a 5 linhas, respondendo a seguinte questão: “As pessoas precisam de
likes e views para serem felizes?”
.
|
ATIVIDADES
Atividades de língua portuguesa –
semana 03/08 a 07/08
PROVA
AAP -Avaliação de Aprendizagem e Processo- 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na
semana de 03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas .
Responder até o dia 12/08
|
ATIVIDADES
Atividades de língua portuguesa –
semana 27/07 -31/07
Atenção!!!! Os alunos que
não fizeram a atividade online do bimestre devem fazê-la antes das atividades
abaixo. Link da atividade:
https://forms.gle/hvfuVVEQHvhYXHt17
.
Esta é a última semana do 2º bimestre, portanto confira
se você está em um dos perfis abaixo e siga as respectivas orientações:
-
Alunos que não fizeram
nenhuma atividade que foi passada, desde o dia 01/06, devem
fazer pelo menos uma atividade e entregar ao professor até quarta-feira, dia
29/07.
-
Aqueles que já fizeram uma
ou duas atividades mas não terminaram outras atividades que estão no blog:
colocá-las em dia.
-
Os alunos que estão em dia
com atividades devem revisar o conteúdo, voltar na primeira atividade
do bimestre e depois nas outras, conferindo se está correto, fazendo as
modificações que o professor solicitou e perguntar ao professor sobre conteúdos
que não entendeu.
Recomendações
Alunos
que não fizeram nenhuma atividade: comecem fazendo a última postada e depois faça as anteriores.
Estão todas abaixo, aqui no blog.
Alunos que não conseguirem acessar o
blog ou o classroom
falem com os professores no e-mail ou whatsapp.
Como entregar as respostas para o(a)
professor(a)?
Onde fazer: no caderno, digitado no
e-mail, pdf ou word.
Forma de entrega das respostas: enviar
para o e-mail do professor foto do caderno ou respostas digitadas: prof.celso007@gmail.com .
Prazo de entrega: 29/07/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom.
|
Atividades de língua portuguesa –
semana 20/07 -24/07
Atenção!!!! Os alunos que
não fizeram a atividade online do bimestre devem fazê-la antes das atividades
abaixo. Link da atividade anterior:
https://forms.gle/hvfuVVEQHvhYXHt17
.
Onde fazer: no caderno, digitado no
e-mail, pdf ou word.
Forma de entrega das respostas: enviar
para o e-mail do professor foto do caderno ou respostas digitadas: prof.celso007@gmail.com .
Prazo de entrega: 25/07/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor.
Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom.
Material de apoio: assunto sujeito, predicado e complementos verbais, abordado
na Situação de Aprendizagem 4, do Caderno do Aluno, volume 2.
Material Aprender sempre, p. 2.
Essa atividade trata
da transitividade dos verbos. O que é isso? É a classificação do verbo e,
também de seu complemento, quando ele existe. Existem verbos com complemento
e sem complemento.
Leia e copie no caderno a classificação e os exemplos:
Verbo transitivo –
exige complemento (ver, gostar, sentir, fazer etc.). Esses verbos não têm
sentido completo sem um complemento. Ao ler uma frase com o verbo “ver”, logo
nos perguntamos, ver O quê? Aí está o complemento. Na frase: “Eu vi o sol”, o
complemento é “o sol”. Esse complemento é direto, pois não tem nenhuma
preposição na frase. Existem verbos transitivos que exigem preposição, como
“gostar”, e verbos que não exigem, como o verbo “ver”, que vimos na frase
acima. Na frase “Eu gosto de refrigerante”, o complemento (objeto indireto) é
“de refrigerante, pois complementa o verbo gostar. Você pode ler a frase “Eu
gosto”, e se perguntar: ‘de quê?”. A resposta é o complemento com preposição
“de refrigerante”.
Verbo intransitivo –
não exige complemento (viver, morrer, nascer). Estes verbos têm sentido
completo. Exemplo: na frase “Ele morreu”, não nos perguntamos sobre o que
ocorreu. Podemos nos perguntar, quando, onde, de que modo aconteceu, mas tudo
isso não é complemento verbal, e sim complementos adverbiais, circunstanciais.
O sentido principal da frase entendemos somente com o sujeito (Ele) e o verbo
(morrer). Ou seja, “morrer” é um verbo intransitivo”.
Observe a classificação: Verbos transitivos diretos pedem complementos sem (não precedidos de) preposição.
Verbos
transitivos indiretos pedem complementos com (precedidos de) preposição.
Verbos
intransitivos NÃO pedem complementos, têm sentido completo.
Qual a diferença entre objeto direto e objeto
indireto?
De modo geral, quando o complemento se liga ao verbo
diretamente, sem preposição, o complemento é um objeto direto (o sol). Se
entre o verbo e o complemento houver uma preposição, é objeto indireto (de
refrigerante).
O que é preposição?
É o termo gramatical, invariável, que liga dois
elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles. Exemplos de
preposição: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per,
perante, por, sem, sob, sobre, trás.
Responda as questões:
.
.
.
Observe a imagem
presente no “Aprender sempre”, caderno do aluno, vol 1, p. 2.
“Condo é hora de cumê, nóis come...
Condo é hora de bebê, nóis bebe...
Condo é hora de drumi, nóis drome...
Condo é hora de amá, nóis ama...
Condo é hora de trabaiá...
Huuuummmmmmmmm...
Aí nóis fica no feice buque!”
.
.
.
“Condo é hora
de cumê, nóis come...
Condo é hora
de bebê, nóis bebe...
Condo é hora
de drumi, nóis drome...
Condo é hora
de amá, nóis ama...”
a)
Dentro do contexto em que se apresentam, os
verbos das orações em destaque necessitam de complemento ou têm sentido
completo?
____________________________________________________________________________.
b)
De acordo com a resposta da questão anterior,
os verbos são classificados como__________________________.
“Condo é hora de cumê, nóis come...
Condo é hora de bebê, nóis bebe...”
___________________________________________________________________________.
___________________________________________________________________________.
a)
( )
intransitivos.
b)
( )
transitivos.
Copie no caderno a classificação dos verbos “gostar” e “amar”:
Eu amo chocolate.
(verbo transitivo + complemento)
Eu gosto de chocolate.
(verbo transitivo + preposição + complemento)
Eu não amo chocolate.
(verbo transitivo + complemento)
Eu não gosto de chocolate.
(verbo transitivo + preposição + complemento)
Eu amo chocolate.
(verbo transitivo direto + objeto direto)
VTD+OD
Eu gosto de chocolate.
(verbo transitivo indireto + objeto indireto)
VTI+OI
Eu não amo chocolate.
(verbo transitivo direto + objeto direto)
VTD+OD
Eu não gosto de chocolate.
(verbo transitivo indireto + objeto indireto)
VTI+OI
|
Atividades de língua portuguesa –
semana 13/07 -17/07
Atenção!!!! Os alunos que
não fizeram a atividade do google forms devem fazê-la antes das atividades
abaixo. Link da atividade anterior: https://forms.gle/KHYhe9Z25wfGigN27 .
Onde fazer: no caderno, digitado no
e-mail, pdf ou word.
Forma de entrega das respostas: enviar
para o e-mail do professor foto do caderno ou respostas digitadas: prof.celso007@gmail.com .
Prazo de entrega: 18/07/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Se não conseguir por uma
dessas plataformas pode mandar no whatsapp do professor. No e-mail o professor responde às
dúvidas mais rapidamente.
Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom.
Material de apoio: assunto sujeito, predicado e complementos verbais, abordado na
Situação de Aprendizagem 4, do Caderno do Aluno, volume 2.
Vìdeo
sobre variação linguística do professor Elândio:
1
– Leia o cartaz:
Ocê
tá cunvidado a participá
do
nosso arraiá virtuar!
Prepare
os quentão, as pipoca, os pinhão...
Mas
#CadaUmNaSuaCasa,
Cum
Covid, num se brinca não!
Inscreva-se
no nosso canal @quermesseemcasa. Diversão garantida e segura!
1
- O cartaz lido é um gênero textual composto pela linguagem:
( ) verbal.
( ) não verbal.
( ) mista ou multimodal.
2 - Quais
elementos da linguagem não verbal (figuras e imagens) fazem referência à
festa junina?
.
.
.
Para
reescrevermos essa frase, de acordo com a norma-padrão, que adequações serão
necessárias?
.
Assim como
as preposições, as contrações têm valores semânticos: finalidade, origem,
posse, modo, tempo, lugar, meio, distância, entre outros.
Que valor semântico é introduzido nas frases acima pela contrações
apresentadas?
______________________________________________________________________.
a) informar sobre a Festa Junina Virtual.
b) divulgar apenas a Festa Junina Virtual.
c) vender convites para a Festa Junina Virtual.
d) divulgar a Festa Junina Virtual e, ao mesmo,
reforçar a prevenção contra o Covid-19.
8-
Vamos
relembrar o sujeito e o predicado, identificando-os nas orações que seguem?
a)
Nas festas juninas, quentão, pipoca e pinhão
fazem sucesso.
.
b)
Você poderá participar da festa.
.
9 - Que tal produzir um cartaz sobre Festa Junina? Sim, aquela
festa que poderia ter acontecido, mas, devido à pandemia, não se concretizou.
Pense nela para 2021! (Para pontuar que está atento(a) aos estudos,
empregue preposições no texto do seu cartaz e destaque-as). Escreva um cartaz
em uma folha de seu caderno ou folha sulfite, tire foto e mande ao professor.
Anuncie uma festa junina que irá acontecer em junho de 2021, use preposições
que você aprendeu nessa atividade. Escreva, no mínimo, três frases
|
Atenção. Os alunos que não fizeram a
atividade da semana anterior devem fazê-la antes das atividades abaixo. Link
da atividade anterior: https://forms.gle/jWcVRZg55XbxCPgY7 .
As atividades a seguir estão no material “Aprender sempre”, p. 11 - 13.
Onde fazer: no caderno, digitado no e-mail, pdf ou word.
Forma de entrega das respostas: enviar para o e-mail do professor foto
do caderno ou respostas digitadas: prof.celso007@gmail.com .
Prazo de entrega: 11/07/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no e-mail ou classroom.
Todas as atividades estarão disponíveis também no classroom.
Nas questões de múltipla escolha, alternativas, escreva no caderno a
alternativa que julga como correta.
Copie o texto da
apostila, a seguir, no caderno:
Pronomes oblíquos
Os pronomes subdividem-se em várias classes, mas estudaremos, nesta
sequência, os pronomes pessoais do caso reto e os do caso oblíquo.
Então vamos lá! Analise orações seguintes: a. Encontrei a Marcela ontem – Eu
a vi passeando pelo shopping.
Você notou que na primeira oração, o pronome pessoal do caso
reto “eu” não está claro, mas podemos identificá-lo pela palavra
“encontrei”. Na segunda, há um pronome pessoal do caso oblíquo –
“a”, pois ele se refere ao substantivo próprio “Marcela”. Vamos entender
como isso ocorre?
Em nossa fala no dia a dia, é comum usarmos os pronomes como na
construção abaixo: b. Eu vi ELA passeando na praça. No entanto, em uma
linguagem mais formal, como a exigida em muitos textos escritos, estes
pronomes são substituídos por outros, como os oblíquos. Colocação dos
pronomes pessoais oblíquos átonos A colocação dos pronomes pessoais
oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas,
existindo regras definidas para cada uma dessas formas. Exemplos de colocação
pronominal:
• Não me deram uma caixa de
bombons ontem. (próclise)
• Deram-me uma caixa de bombons ontem. (ênclise)
• Dar-me-ão uma caixa de bombons amanhã. (mesóclise)
Existem diversas situações que justificam o uso específico de uma
forma de colocação pronominal.
ÊNCLISE
O pronome é usado depois do verbo
PRÓCLISE
O pronome é colocado antes do verbo, apenas quando houver
palavras atrativas que justifiquem o adiantamento do pronome.
MESÓCLISE
O pronome deverá ser posto no meio do verbo, quando o verbo
estiver conjugado no futuro do presente do indicativo ou no futuro do
pretérito do indicativo. Agora, continue a resolver os exercícios, caso
necessite, volte aos apontamentos acima.
17 - Leia o texto a seguir. Depois responda as questões:
É verdade que gatos têm medo
de água?
Gatos não têm medo de água.
Eles apenas não gostam de banho! Para fazer uma boa limpeza, é preciso
pegá-los com cuidado, pois os bichanos são sensíveis e ficam inseguros em
situações estranhas. Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o
olfato deles.
E já reparou em como eles se
lambem muito? Uma das razões para isso é se limpar. A língua dos gatos é
áspera e tem, na superfície, saliências em forma de gancho que funcionam como
um pente. Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo a
maciez. O comportamento também deixa o pelo impermeável (evita a entrada de
água), o que dificulta a multiplicação de parasitas.
Disponível em: http://recreio.uol.com.br/
O texto tem a finalidade de:
a. explicar
b. entreter
c. advertir
d. divulgar
A palavra grifada desempenha a função e pronome oblíquo em:
a. “Eles apenas não gostam de banho!”
b. “Para fazer uma boa limpeza, é preciso pegá-los com cuidado [...]”
c. “Além disso, o perfume dos xampus é um incômodo para o olfato
deles.”
d. “E já reparou em como eles se lambem muito?”
No trecho “Ao passá-la nos pelos, o animal retira a sujeira, mantendo
a maciez. ” o termo “la” se refere:
a. a água
b. a limpeza
c. a língua
d. a sujeira
18. Observe o quadrinho abaixo e reflita sobre o pronome utilizado
pelo autor e sobre a sua colocação.
19. Classifique a colocação pronominal das seguintes frases em
próclise, ênclise e mesóclise.
a. Ninguém me avisou que você viria hoje.
b. Eles olharam-me com um olhar desconfiado.
c. A professora já te disse que tem livros novos na biblioteca?
d. Desejar-te-ei sempre tudo de bom.
20. Indique a frase em que a colocação pronominal está incorreta.
a. Todos me darão razão quando isso chegar ao fim.
b. Me darão razão quando isso chegar ao fim.
c. Dar-me-ão darão razão quando isso chegar ao fim.
d. Darão-me razão quando isto chegar ao fim. Todos!
21. Complete a frase seguinte com a opção correta: Quando
_______________ que havia um erro no projeto, ele _______________.
a. lhe disseram, se culpou
b. disseram-lhe, se culpou
c. lhe disseram, culpou-se
d. disseram-lhe, culpou-se
Copie as
informações sobre sujeito, predicado e orações:
•
Frase é um enunciado de sentido
completo, formado por uma ou mais palavras.
•
Oração é um enunciado caracterizado, obrigatoriamente,
pela presença de um verbo ou locução verbal.
•
Termos essenciais da oração: sujeito
e predicado.
Sujeito e predicado são os termos
essenciais da oração. Enquanto o sujeito é aquele ou aquilo de que(m) se
fala, o predicado é a informação dada sobre o sujeito.
Uma forma fácil de detectar esses termos nas orações é
perguntando quem? e/ou o que?
Exemplo 1:
Os estudantes
organizaram a homenagem.
Quem organizou a
homenagem? Os
estudantes, logo esse é o sujeito da oração.
O que foi feito? Organizaram a homenagem, logo esse é o predicado da oração.
Exemplo 2:
O discurso foi
modificado.
O que? “Algo” foi modificado.
Essa é informação dada sobre algo, logo, esse é o predicado da oração.
O que foi modificado? O discurso. É do discurso de que se fala, logo esse é o sujeito da oração.
22. Agora, identifique, nas frases que seguem, o sujeito e o
predicado, transcreva-os no caderno:
a)
“O gato estava me guiando para algum lugar.”
(Entrevista)
b)
Ninguém viu.
c)
“No fim, ele acabou gostando de mim...” (Carta
de Leitor)
d)
Onças-pintadas e antas são as principais
vítimas de extinção.
|
Atividades – semana 29/06 – 03/07
Atenção. Os alunos que não fizeram a
atividade da semana anterior (22 a 26 de junho)
devem fazê-la antes das
atividades abaixo. Link da atividade anterior:
As atividades a seguir estão no caderno
do aluno (SP faz escola), volume 2, páginas
19 a 23, p. 25 e p. 27.
Onde fazer: no caderno com caneta azul ou
preta ou digitado no e-mail, pdf ou word.
Forma de entrega das respostas: enviar
para o e-mail do professor foto do caderno ou
Prazo de
entrega: 04/07/2020
Dùvidas? Mandar para o professor no
e-mail ou classroom.
Todas as atividades estarão disponíveis
também no classroom.
Faça a leitura
do texto e verifique como ele está estruturado.
Transcrição da apresentação Personagens: • Apresentador(a) • Entrevistado: Ed Recursos materiais: • Duas cadeiras • Celular DESENVOLVIMENTO: Diretor do programa: Silêncio no estúdio. Gravando! (anuncia) (Produção solta a vinheta) Apresentador(a): No ar, mais uma edição do programa teenConto. Agradecemos pela audiência.
Hoje, entrevistaremos Ed Cerazer, estudante do 7º ano, da EE
Consolação. Como vai, Ed?
Ed: Muito bem! Apresentador(a): Ed, o que você sente em ter atingido 1 milhão de seguidores em pouco tempo, por causa de uma aventura em um cemitério? Conte tudo! Ed: Postei um vídeo no meu canal, relatando a história e não é que o conteúdo “bombou”! Então, minha professora de Língua Portuguesa pediu para fazer uma entrevista com alguém que exercesse um bom trabalho. Conheço o João, coveiro que trabalha faz tempo no cemitério do meu bairro. Saí da escola às 16h45 e fui pra lá. Entrei. Procurei o João e nada. Desisti. Caminhei para o portão de saída. Puxei para abrir, mas estava trancado. Olhei em volta. Ninguém. Mexi na mochila para pegar meu celular. Sem bateria! Apresentador(a): Qual foi a sensação de estar sozinho em um cemitério? Ed: Senti um frio na barriga, as pernas queriam correr, mas estavam lá, paradas, como se tivessem criado raízes. A frase “Pernas, para que vos quero!” fez sentido pra mim, naquele exato
momento.
Apresentador(a): Isso aconteceu em que horário? Ed: Mais ou menos umas 18 horas. Acho que os portões fecharam às 17. Fiquei uma hora procurando uma saída. Apresentador(a): Foi nessa uma hora que tudo aconteceu? Ed: Sim. Uma hora de surpresa. Eu estava lá, mas ninguém me viu. O responsável por fechar os
portões deveria vistoriar o local para
ter certeza de que não teria ninguém no local. Fiquei preso,
uma viva alma
encarcerada na morada dos mortos.
Apresentador(a): Conte-nos como você resolveu esse problema? Ed: Um gato de pelagem cinza, se aproximou, roçou minhas pernas e, como mágica, afastou de
mim o medo. Passei a segui-lo. O gato
estava me guiando para algum lugar. Aqueles
olhos vivos, verdes pareciam querer me levar para fora. Continuei a seguir o bichinho que me conduziu a alguns túmulos e miava quando queria que eu observasse os escritos das lápides. Apresentador(a): Você notou algo estranho nisso? Ed: No começo, sim, mas logo entendi que o felino queria que eu decifrasse um tipo de charada. “Conquiste a liberdade. Entenda-me!” foi o que li na primeira lápide. Apresentador(a): O que houve depois? Conte para nossos espectadores. Ed: O gato me levou até o túmulo de Tarsila do Amaral. Em seguida, me conduziu para o de Oswald de Andrade. Por último, fui levado a visitar o de Mário de Andrade. Em cada uma das lápides, o gatinho acariciava com a pata direita os primeiros e os últimos nomes dessas pessoas. Só não apontou a palavra “Amaral”. Fui memorizando as palavras indicadas por ele. O que elas tinham em comum. Apresentador(a): O que havia em comum? Ed: Fui levado a mais uma pista. Em uma lápide recentemente colocada estava escrito: Os números para o lado de fora o levarão. Dos primeiros nomes, o da mulher e os dos dois homens, separadamente somados, três números em ordem decrescente terá. Some os dois sobrenomes iguais, sem o “de”. Insira a quantidade de túmulos dos artistas visitados. Antes de todos somar, seis números terá. Some todos e outros dois números surgirão. Dessa soma, um número com dois algarismos obterá. organize os oito números na sequência que apareceram. enfim, liberto você estará. Apresentador(a): Se você está com a gente aqui, significa que desvendou o enigma numé- rico. Como isso se deu? Ed: O gato parou perto de mim. Olhei para medalha que ele carregava presa a uma coleira de couro.
Daí descobri tudo! Ele correu em
direção a um muro localizado aos fundos da capela do cemitério.
Fui atrás
dele. Era o trecho mais baixo de parede. Pulou.
Apresentador(a): O que você fez? Ed: Pulei o muro atrás dele. Já fora do cemitério, o gato se jogou no meu colo. Segurei-o. Apresentador(a): Então, o gato é o herói dessa história? Surpreendente! Ed: Surpreendente é a medalha com a inscrição 7 6 5 14 3 35 pendurada no pescoço dele. Apresentador(a): Que número é esse? Ed: É o número do telefone fixo lá de casa. Apresentador(a): E o gato? Ed: Desde aquele dia, mora comigo. O nome dele é Allan Poe. Apresentador(a): Caros amigos que nos acompanham, ainda faltam informações para essa história. Encaminhem a resposta completa para o enigma. Os três primeiros que enviarem a resposta
correta receberão os livros “O escaravelho de ouro”, de Edgar
Allan Poe; “Venha ver o pôr do sol”,
de Lygia Fagundes Telles e “O Fantasma
de Canterville”, de Oscar Wilde.
Ed, agradecemos sua presença. Na próxima semana você volta para nos ajudar a entender esse enigma e conferir as respostas de nossos espectadores. Então, lá vão nossas dicas: • O que os números têm a ver com os nomes inscritos nas lápides? • O que as inscrições nas lápides têm a ver com o número de telefone do Ed? Não percam o próximo “teenConto”, nosso programa de entrevistas inusitadas. Valeu! (Produção solta a vinheta)
Escreva a tabela e a complete no caderno:
3. Retome o texto da entrevista e responda. a) O que diferencia a entrevista concedida ao programa teenConto das outras que aparecem na
televisão ou são transmitidas
pela rádio?
b) O entrevistador
chegou a fazer uma pesquisa referente ao entrevistado? Grife um trecho do
texto
que evidencia isso. Transcreva-o:
c) Por falar em
pesquisa, na entrevista que Ed participou, três nomes de artistas foram
mencionados. Qual é a importância deles para a história, arte e literatura brasileira? Você poderá completar o quadro abaixo ou escrever as informações em seu caderno. Faça uma
pesquisa sobre os autores a seguir
O que podemos dizer a respeito deles? (Escreva pelo menos em duas linhas do caderno características
de cada um, com base em sua pesquisa e no texto acima)
Artistas
Tarsila do Amaral Mário de Andrade Oswald de Andrade OBSERVAÇÃO: Ao pesquisar sobre a vida dessas três personalidades brasileiras, leia as informações e anote somente aquelas que você considerar importantes. Use sua habilidade de síntese (resumo) e redija tudo com suas palavras (utilize paráfrases*, no intuito
de repassar uma informação lida ou ouvida). Não vale
copiar.
Faça a questão b da página
25, descrevendo a imagem no final da página
ATIVIDADE 4 - b) Faça uma breve descrição do que você observou (de, no mínimo, 4 linhas no caderno). Fique
atento aos detalhes.
Continue a
entrevista que está na página 27, crie sua própria história.
O CASO DO SUMIÇO DA TELA “A CUCA” (Produção solta a vinheta) Apresentador(a): Olá! Estamos no ar com mais uma história inusitada. O teenConto de hoje trouxe o jovem detetive M. A., que nos contará como o quadro “A Cuca” sumiu de um museu europeu. Seja bem-vindo ao nosso programa, detetive. Detetive: O prazer é todo meu. Apresentador(a): M. A., quem contratou sua agência? Detetive: ______________________________________________________________________Apresentador(a): O quadro estava no Museu de Grenoble, na França. Acreditamos que um sistema de segurança europeu seja um dos melhores do mundo. O que você e sua equipe têm a falar a respeito disso? Houve falhas de sistema? Detetive: ______________________________________________________________________ Apresentador(a): Por onde vocês iniciaram a missão? Detetive: Começamos a busca a partir de algumas pistas deixadas no local do sumiço. Tais como:
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Apresentador(a): Por que o gato Allan Poe precisou acompanhar sua equipe? Detetive: ______________________________________________________________________ |
RESPONDER O LINK ABAIXO
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